Dia 08 de março

LIÇÕES DA FIDELIDADE EM MEIO À REBELDIA

 

Números 14
6 Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que haviam observado a terra, rasgaram as suas vestes 
7 e disseram a toda a comunidade dos israelitas: A terra que percorremos em missão de reconhecimento é excelente. 
8 Se o SENHOR se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde manam leite e mel, e a dará a nós. 
9 Somente não sejam rebeldes contra o SENHOR. E não tenham medo do povo da terra, porque nós os devoraremos como se fossem pão. A proteção
deles se foi, mas o SENHOR está conosco. Não tenham medo deles!

 

► Diante da incredulidade de Israel, Josué e Calebe se posicionam em fidelidade e confiança no poder do Deus que os havia tirado do Egito "com mão forte”


→ Rasgam suas vestes diante da incredulidade, v.6.
Não por causa de nós mesmos, mas a incredulidade avassaladora, dentro e fora da igreja, deve-nos causar dor e repulsa POR CAUSA DO SENHOR e por Ele estar sendo desonrado diante de tudo o que Ele é e fez.

 

→ Confirmam o que Deus havia prometido, v.7.
Não nossas opiniões ou desejos. Não aquilo que as pessoas querem ouvir. Nossa palavra é apenas eco e copia, mimetismo do que as as Escrituras, do que as promessas de Deus JÁ DISSERAM. Precisa ser, "Está escrito".

 

→ Confirmam a necessidade de obediência para que fossem abençoados, v.8.O amor incondicional e soberano de Deus traz em muitas circunstâncias de nossas vidas a condição de sermos obedientes e fiéis. Não por meritocracia, não porque então mereceríamos. De maneira alguma porque estamos "pagando algum preço". Mas, porque Deus deseja nos ensinar através da obediência e pelo morrer para nós mesmos. Um Deus justo não recompensa aquele que olha para trás e despreza as promessas do seu Deus.

 

→ Confirmam sua confiança na vitória porque Deus já a havia prometido, v.9.A palavra final deles ao povo traz duas verdades. (1) Fujamos da rebeldia contra o que Deus já determinou para nós em Sua Palavra. Obediência tardia também é o mesmo que desobediência. Obedeçamos imediata e integralmente àquilo que formos confrontados pela Palavra de Deus. (2) A "proteção" que eles mencionam como tendo acabado era o próprio Deus. Por 400 anos, Deus havia preservado os povos cananitas dando-lhes oportunidades para abandonar sua idolatria e perversidade (Gn 15.16). Mas, agora, o tempo havia acabado. Não estamos em um cenário de disputa entre Deus e o diabo. Nosso Deus é Soberano e Senhor; e em Suas mãos está o destino das nações. Bem como o meu e o seu.

© 2018 por Comunidade Batista Videira

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon